Remediação Ambiental


Nossa empresa possui diversas técnicas de remediação para aplicação em áreas de risco à saúde humana, como por exemplo:

Extração Multi-fásica (MPE)

O Sistema de Extração Multi-fásica consiste na técnica de remoção de massa a vácuo, possibilitando a extração da fase livre, fase vapor, fase dissolvida na matriz do solo e estimulando o processo de degradação natural da contaminação.

A Extração Multi-fásica ocorre por meio da instalação de um sistema hidráulico de pressão negativa em poços de extração distribuídos na área impactada, visando extrair a pluma de fase livre.

A mistura bombeada deve ser direcionada para uma caixa separadora de água e óleo, com o combustível recuperado armazenado em tambores e a água contaminada destinada para tratamento em filtro de carvão ativado para posterior reinjeção. O vapor extraído é direcionado para um sistema de carvão ativado e lançado na atmosfera.

Oxidação Química in Situ

A oxidação química in situ consiste na injeção de oxidantes químicos em meios impactadoss (água subterrânea e solo), visando a destruição total dos contaminantes através de reações químicas. Os oxidantes químicos mais utilizados são: peróxido de hidrogênio (H²O² ), permanganato de potássio (KMnO4 ), ozônio (O³ ), persulfato de e em menor escala o oxigênio dissolvido (OD).

A oxidação in situ é muito empregada na remediação de solo e água subterrânea. Ela pode ser aplicada no tratamento de compostos orgânicos voláteis (VOCs), incluindo dicloroeteno (DCE), tricloroetileno (TCE), tetracloroetileno (PCE) e BTEX.

Soil Vapor Extraction (SVE)

O Sistema de Extração de Vapores no Solo (SVE) é uma tecnologia de remediação aplicada para zona não saturada, onde por meio da aplicação de vácuo na parte porosa do solo, realiza-se a captura de compostos voláteis do solo. Após a captura dos vapores de contaminantes eles são direcionados a torres de carvão para tratamento, antes de serem enviados a atmosfera.

Air Sparging

É uma tecnologia in situ , que ao introduzir ar sobre pressão no aqüífero contaminado produz turbilhamento da água subterrânea. Este turbilhamento ocorre pois bolhas de ar se dispersam no solo saturado propiciando a volatilização dos contaminantes. Esta técnica preferencialmente deve ser utilizada em conjunto com o sistema de Extração de Vapores, pois todo os vapores gerados em função da aplicação da técnica Air Sparging serão capturados pelo sistema SVE.

Unidade I: Ribeirão Preto/SP R. Galileu Galilei, 1800 - Sala 404 - Jd. Canadá - CEP: 14020-620 Fone/Fax: (16) 3911-4034
Unidade II: Valinhos/SP Rua Luis Spiandorelli Neto, 60 - Sala 903 - Jardim Paiquere - CEP: 13271-570 Fone/Fax: (19) 3232-0152
E-mail: geobrasil@geobrasilambiental.com.br