Gerenciamento de Áreas Contaminadas



O Passivo Ambiental representa os danos causados ao meio ambiente, refletindo assim , a obrigação e a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais. Uma empresa tem Passivo Ambiental quando ela agride, de algum modo e/ou ação, o meio ambiente, por meio de seus processos industriais e operacionais históricos.

O surgimento dos Passivos Ambientais dá-se pelo uso de uma área, lago, rio, mar e uma série de espaços que compõem nosso meio ambiente, inclusive o ar que respiramos, e que de alguma forma estão sendo prejudicados, ou ainda pelo processo de geração de resíduos ou lixos industriais de difícil eliminação.

A verificação se uma determinada área possui ou não algum Passivo Ambiental é de fundamental importância nos processos de compra e venda de áreas em geral, haja vista que a responsabilidade pela recuperação ambiental de uma área com presença de passivo ambiental será dos novos proprietários, caso o passivo não seja identificado antes da efetivação da negociação. Este estudo funcionará como um elemento de decisão no sentido de identificar, avaliar e quantificar posições, custos e gastos ambientais potenciais que precisam ser atendidos a curto, médio e a longo prazo.



Unidade I: Ribeirão Preto/SP R. Galileu Galilei, 1800 - Sala 404 - Jd. Canadá - CEP: 14020-620 Fone/Fax: (16) 3911-4034
Unidade II: Valinhos/SP Av. Joaquim Alves Corrêa, 2534 - Residencial São Luiz - CEP: 13277-055 Fone/Fax: (19) 3232-0152
E-mail: geobrasil@geobrasilambiental.com.br