Em 17 de outubro de 2013 a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo publicou a Resolução SMA Nº 100regulamentando as exigências para os resultados analíticos, incluindo-se a amostragem, objeto de apreciação pelos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental, Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais – SEAQUA.

Considerando que a tomada de decisões pelos órgãos ambientais é embasada nos processos técnico-administrativos e, muitas vezes, nos laudos analíticos que os compõem, a SMA considerou a necessidade de garantir a confiabilidade dos resultados apresentados exigindo a adequação da amostragem e ensaios às normas técnicas existentes.

Dessa forma, os laudos analíticos submetidos à apreciação dos órgãos integrantes do SEAQUA, que contêm os resultados de ensaios físicos, químicos e biológicos referentes a quaisquer matrizes ambientais, deverão ser emitidos e realizados por laboratórios acreditados, nos parâmetros determinados segundo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, pela Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

Leia aqui a íntegra da SMA Nº 100.

Com 15 anos de experiência no mercado de consultoria ambiental envolvendo amostragem, a Geobrasil vem trabalhando desde sempre de acordo com as normas técnicas vigentes e com elevado nível de qualidade.

Com a implementação de um sistema de gestão da qualidade pautado nos critérios da norma internacional ISO/IEC 17025:2005, foi possível demonstrar nossa competência na realização de amostragens e ensaios de campo.

Desde 30 de Setembro de 2016 somos acreditados na ISO 17025 para realização de amostragem de águas subterrâneas, superficial, potável, efluentes e solo e ensaios subsequentes. Sendo uma das primeiras empresas a obter a acreditação para amostragem de solo por multi-incremento.

À partir de Outubro de 2016, os órgãos integrantes do SEAQUA, incluindo a CETESB, só aceitarão laudos de ensaios, incluindo amostragem, provenientes de empresas acreditadas na ISO 17025.

Acesse aqui o site do INMETRO e obtenha o escopo detalhado de acreditação da GEOBRASIL e demais informações.

O escopo detalhado e demais dados da Acreditação da GEOBRASIL podem ser acessados no site do INMETRO.



Unidade I: Ribeirão Preto/SP R. Galileu Galilei, 1800 - Sala 404 - Jd. Canadá - CEP: 14020-620 Fone/Fax: (16) 3911-4034
Unidade II: Valinhos/SP Av. Joaquim Alves Corrêa, 2534 - Residencial São Luiz - CEP: 13277-055 Fone/Fax: (19) 3232-0152
E-mail: geobrasil@geobrasilambiental.com.br